REGRAS E COMPORTAMENTOS
O Carvalho Dojo segue as regras tradicionais da boa conduta. Seu espirito provem diretamente dos ensinamentos de mestres consagrados, é um local onde são transmitidos os ensinamentos do fundador.
O objetivo do Carvalho Dojo é transmitir o privilégio de treinar uma arte marcial que tem como fundamento a harmonia entre o humano e o universo, para isso, as seguintes regras devem ser respeitadas:
- Os treinos começarão impreterivelmente no horário definido. Cabe ao sensei definir se os atrasados poderão ou não participar do treino. Tente chegar ao menos 15 minutos antes para poder se organizar da melhor maneira possível.
- Ao entrar e ao sair do dojo deve ser feito o ritsurei, voltado para o Kamiza. Ao subir e ao descer do tatame deve se executar o zarei, também voltado para o Kamiza.
- Respeitar deve ser um pensamento contínuo no dojo.
- A limpeza é uma oração de agradecimento, é dever de todos executarem a limpeza física e espiritual no dojo. É responsabilidade de todos manter o dojo limpo e varrê-lo diariamente. Não fique olhando enquanto mulheres, alunos mais graduados ou o sensei varrem o tatame; vá até eles e peça sua vassoura.
- Respeite seu uniforme de treinamento, ele deve estar sempre em boas condições e limpo. Preocupação mesmo, quanto ao cuidado com o corpo para não provocar sentimentos de aversão por parte dos companheiros.
- Quando no tatame, sentar sempre em seiza ou em hizakumo se tiver problemas no joelho. Deve se manter a postura ereta e não voltar a sola dos pés para ninguém.
- Respeitar a ordem de faixas. Os mais graduados sentam-se à direita. Sempre permitir que as mulheres de sua graduação se sentem à sua direita.
- Não converse no tatame. Fale com o colega somente o indispensável.
- Se for absolutamente necessário perguntar algo ao sensei, vá até ele, não o chame.
- Deve-se ficar em seiza enquanto o sensei demonstra uma técnica ou explica algo. Quando o final de uma técnica é assinalado, cumprimente o parceiro e sente imediatamente.
- É responsabilidade de todos proporcionarem uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.
- O dojo não deve ser usado para outro fim além de treinos, salvo expressa ordem do sensei.
- É decisão do sensei ensinar alguma técnica. Não se pode comprar técnicas. A mensalidade é uma pequena parcela para ajudar a pagar as despesas de manutenção do dojo além de uma forma muito pequena de demonstrar a gratidão do aluno ao sensei por seus ensinamentos.
- Não deve haver conflitos de ego no tatame. Aikido não é ringue para competição de vaidade. Cada pessoa tem condições e razões diferentes para treinar. Devemos respeitar suas expectativas.
- Se você não é yudansha (portador de faixa preta), não corrija ninguém.
- A insolência jamais será tolerada, devemos ter consciência de nossas limitações. Jamais se deve contra argumentar com o sensei ou com o seu senpai. Respeite os alunos mais antigos, jamais discuta se suas técnicas estão erradas ou não.
- É um dever moral usar as técnicas para fins pacíficos, visando sempre construir
- É responsabilidade de todos manter as regras tradicionais de conduta do dojo. Este espírito vem do fundador e deve ser respeitado, honrado e mantido.